Após receberem a primeira remessa de doses da vacina Coronavac, na noite desta quarta-feira (20), as cidades de Mogi das Cruzes e Suzano aplicaram o imunizante contra o novo coronavírus nas primeiras pessoas, de forma simbólica, para marcar o início da campanha.
O enfermeiro Davi Chaves, que atua no Pronto Atendimento da Covid-19 do Hospital Municipal, foi o primeiro vacinado em Mogi. Ele tem 49 anos e atua há três anos e meio na unidade. É diabético, morador do distrito de Brás Cubas, casado, tem dois filhos e não foi contaminado pela Covid-19. Em seguida, outros nove funcionários da unidade também foram imunizados.
"A palavra é gratidão, por mim e pelos meus colegas. É o começo do fim, e vai acabar isso em nome de Jesus", disse o imunizado.
Em Suzano foi a enfermeira Geraldina Cristina Gabriel, de 42 anos, que há seis atua na área da saúde. Mais conhecida como Dina, ela é moradora do Jardim Graziela e faz parte do grupo de risco da Covid-19. Além de trabalhar na Saúde, como enfermeira e gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. André Cano Garcia, no distrito de Boa Vista, ela é hipertensa.
Geraldina relembra que a pandemia causou um susto no começo, saber o que estava acontecendo e se organizando e depois veio um boom de casos, houve queda e agora os números estão aumentando.
"A palavra é esperança. Eu acho que a vacina traz isso para a gente agora. São 10 para 11 meses nessa luta, e a gente, todos nós profissionais de saúde, a gente se empenha e está agarrado a isso. Para mim, neste momento é de esperança. Esperança que tudo volte ao normal. Que a situação mude novamente. Não tenha medo. O medo é de estar em contato com o vírus e não se proteger", pontuou.
Os municípios de Guararema, Itaquaquecetuba, Salesópolis e Santa Isabel também esperavam receber ou retirar as doses nesta quarta-feira, podendo realizar o início imediato da imunização. Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos e Poá não responderam aos questionamentos do G1.
Vacinas por cidade
Nesta primeira remessa, Guarulhos terá direito à 13.680 doses; seguido por Mogi das Cruzes, que receberá 5.240 vacinas; o município de Suzano receberá 2,8 mil doses; em Itaquaquecetuba o quantitativo é de 1.880 doses; Ferraz de Vasconcelos receberá 1.840 imunizantes; em Poá serão 1.440 doses; Arujá receberá 720 doses.
Os municípios de Santa Isabel, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis, receberão menos de 500 doses, totalizando respectivamente 440, 300, 160 e 100 para cada um dos municípios. Santa Branca, que é consorciado ao Condemat, fica no Vale do Paraíba, região não contemplada neste primeiro lote.
Eficácia da CoronaVac
Os testes da CoronaVac no Brasil foram feitos em 12.508 voluntários – todos profissionais de saúde da linha de frente do combate ao coronavírus – e envolveram 16 centros de pesquisa.
A vacina registrou 50,38% de eficácia global nos testes realizados no país, índice que aponta a capacidade do imunizante de proteger em todos os casos – sejam eles leves, moderados ou graves.
O número mínimo recomendado pela OMS, e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é de 50%.
Na prática, a CoronaVac tem potencial de:
reduzir pela metade (50,38%) os novos registros de contaminação em uma população vacinada;
reduzir a maioria (78%) dos casos leves que exigem algum cuidado médico.
Além disso, nenhum dos vacinados ficou em estado grave, foi internado ou morreu.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/d/y/S2oTxyQXaNkSodpp3C2g/vacina.jpg)
Comments
Post a Comment